sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cinema nacional no encerramento da Semana da Imprensa

Os narradores esportivos de rádio Paulo Renato Porto e Arnaldo Garcia

Com o tema Esporte, em função da Copa do Mundo, a AIC encerra neste sábado (31), a partir das 16h, a 24ª Semana da Imprensa, com o projeto Cine Jornalismo. O filme da vez é "O Pai do Gol" (Brasil, 2012), um curta sobre o narrador esportivo José Silvério. A entrada é franca. Após a projeção, haverá uma mesa-redonda (e não um bate-papo, como nas outras edições) com os jornalistas, Paulo Renato Porto e Arnaldo Garcia, mediada por Álvaro Marcos e Wesley Machado. A partir do documentário, eles vão discutir sobre a narração de jogos de futebol.

A Semana da Imprensa, aberta no último dia 23, foi especial por ter, pela primeira vez, parte da sua programação dentro da Bienal do Livro, com três mesas com cronistas esportivos da mídia nacional. “Os debates foram acalorados e aconteceu algo que sempre desejamos: a participação também de interessados que não são jornalistas. Sempre defendemos que este é um assunto para todos, e não apenas para profissionais, e foi muito bacana ver, por exemplo, tanta gente atenta e participativa na plateia, mesmo sem ser da área de comunicação”, observou o presidente da AIC, Vitor Menezes.

FDP – Outra novidade foi o lançamento do Festival Doces Palavras, proposto pela AIC em parceria com a Academia Campista de Letras (ACL). “Foram dias muito especiais para a AIC, que marcaram a passagem dos 85 anos da entidade, que se completam agora em junho. E esperamos que os jornalistas da cidade continuem a contribuir para que sua tradicional associação desenvolva ainda mais projetos em defesa da memória, da cultura e do jornalismo locais", disse Vitor.

A Semana da Imprensa também contou com programação no Curso de Jornalismo do Uniflu, onde os estudantes tiveram a chance de participar de discussões instigantes sobre o jornalismo esportivo, com destaque para o depoimento do radialista José Nunes da Fonseca no projeto “Memória AIC”.

Dia da Imprensa – O evento é realizado sempre próximo do dia 1º de Junho quando é comemorado o Dia da Imprensa. Foi nesta data, em 1808, que começou a circular o primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa, a partir de Londres. No entanto, o periódico só foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira a partir de 1999. Antes disso, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro (data em que começou a circular, também em 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro, que foi o primeiro jornal publicado no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...