quarta-feira, 22 de julho de 2015

Filme brasileiro neste sábado no Cine Jornalismo AIC

Imagem Ilustrativa: Reprodução You Tube

A Associação de Imprensa Campista (AIC) exibe neste sábado (25) mais um filme sobre jornalismo na 7ª Temporada do Projeto Cine Jornalismo AIC, desenvolvido desde 2009 e que em 2015 tem valorizado ainda mais o cinema brasileiro. O filme em cartaz neste sábado será o Doces Poderes, produzido no Brasil, dirigido pela cineasta Lúcia Murat e lançado em 1996.

O filme conta a história de Bia, interpretada pela atriz Marisa Orth, que é uma jornalista que chega a Brasília para assumir, durante o período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de TV do país. A sinopse da produção conta que: “O antigo diretor está deixando o cargo para chefiar a campanha de um jovem candidato a governador, que é apoiado por políticos conservadores. Metade dos profissionais da sucursal também está deixando o local, pelos mais variados motivos, entre eles a crise econômica pela qual passa o país e a falta de perspectiva do fim do século. Através dos discursos dos funcionários que estão deixando a sucursal é exibido o desenvolvimento das campanhas e os conflitos vividos pelos personagens”.

Este será o terceiro filme brasileiro sobre jornalismo exibido só este ano pela AIC. Em março foi exibido Tim Lopes – Histórias de Arcanjo e em maio Mercado de Notícias. O comentarista desta vez será o presidente da AIC, jornalista e professor de jornalismo, Vitor Menezes, diretor do documentário Forró em Cambaíba. A exibição começa às 16 horas.

- Quando exibimos e discutimos filmes brasileiros naturalmente acontece uma identificação maior. Em Doces Poderes, o hibridismo entre cobertura de política e assessoria política é discutido de modo muito realista. O desencanto com o jornalismo e o jogo de interesses nos bastidores fazem pensar no papel e na legitimidade da profissão – comenta Vitor.

As exibições têm contado com a presença de estudantes do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), antiga Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic). O projeto Cine Jornalismo AIC tem o objetivo de discutir o papel do jornalista na sociedade com a exibição de filmes que abordam a atividade profissional de jornalista. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral, pessoas interessadas em jornalismo e/ou amantes do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...