sexta-feira, 1 de junho de 2018

Release: Semana da Imprensa a partir desta segunda discute combate ao racismo




O modo como a imprensa trata os temas raciais, a presença dos negros nas redações, as coberturas das pautas sociais e da periferia, são alguns dos assuntos que serão debatidos  na 28ª Semana da Imprensa, que começa na próxima segunda-feira (04/06), em Campos dos Goytacazes. O evento, anual, marca a passagem do Dia da Imprensa (1º de junho).

A Semana é realizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC), em parceria com o Curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e a Superintendência Municipal de Igualdade Racial (Supir). Neste ano, a atividade tem como tema "O papel do jornalismo no combate ao racismo" e também será considerada Semana Acadêmica para os alunos de jornalismo do Uniflu.

Entre os destaques da programação estão as conferências da jornalista Laís Monteiro, do site Desabafo Social, e da jornalista Luciana Barreto, apresentadora da TV Brasil. Também haverá mesa de debates com os professores Orávio de Campos Soares e Maria Alice de Oliveira Pohlmann, sobre a imprensa campista no século XIX, e com jornalistas negros que atuam em redações jornalísticas de Campos dos Goytacazes, além de minicursos e atividades de integração da categoria (veja programação completa abaixo).

Para o presidente da AIC, Vitor Menezes, o evento é importante para a conscientização dos jornalistas e para a qualificação profissional. "A escolha que fizemos nos últimos anos, de termos semanas temáticas, aprofundando debates e aproximando a categoria das discussões acadêmicas da área, contribuem para retirar os jornalistas da correria das redações, ao menos por alguns instantes, e proporcionar um ambiente de reflexão sobre a sua própria atuação", afirma.

"Neste ano, o tema do combate ao racismo é muito oportuno. Este é um debate que temos que encarar de frente, sobre como nós, jornalistas, estigmatizamos populações inteiras por meio de enfoques de pautas viciados, clichês, e acabamos por reforçar preconceitos", complementa o presidente da AIC.

A coordenadora do Curso de Jornalismo do uniflu, Jacqueline Deolindo, destaca que "para o nosso curso, ser parte da Semana da Imprensa é sempre uma grande oportunidade de integrar os estudantes ao ambiente de ação dos profissionais que já estão consolidados no mercado, mas, acima de tudo, de envolvê-los nas discussões críticas da área. O tema deste ano, por exemplo, nos inscreve em um debate que,  sim, travessa a sala de aula em diversos momentos,  mas que acaba, devido ao currículo, não sendo uma análise aprofundada. Nesta semana, nos dedicaremos só a isso".

Deolindo explica ainda a necessidade da discussão do racismo no atual momento brasileiro. "Falar sobre etnia, raça e gênero em um contexto de tanto preconceito e conservadorismo,  reacende e alimenta aquela dimensão ética da profissão e sua meta de contribuir com uma sociedade mais esclarecida e plenamente cidadã", defende.

A superintendente da Supir, Lúcia Talabi, também destacou a relevância dos temas propostos para o debate. "A Superintendência da Igualdade Racial, cumprindo com suas atribuições de estabelecer diálogo com os diversos segmentos da sociedade e buscar meios de combater o preconceito e a discriminação racial, propôs este tema, que foi acolhido pela AIC e pelo curso de Jornalismo do Uniflu para a realização da 28º Semana da Imprensa", afirmou Talabi.

"É um assunto que promove uma discussão inédita e extremamente necessária na área da comunicação em Campos. Estamos propondo este debate de forma aberta com o objetivo de retirar os véus que impedem um olhar franco e definitivo sobre tão séria e histórica demanda. Estamos em busca da transformação de uma cultura que procede, até hoje, em um arcaico paradigma racial e nos trás grandes prejuízos sociais e econômicos, avaliou a superintendente".


PROGRAMAÇÃO:

28ª Semana da Imprensa
"O papel do jornalismo no combate ao racismo"

Organizadores: Associação de Imprensa Campista, Curso de Jornalismo do Uniflu e Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Segunda, 04/06
14h às 18h – Invasão na redação
Conversas rápidas com jornalistas sobre o tema da 28ª Semana da Imprensa.
Local: Redações de Veículos de Comunicação.

Terça, 05/06
19h – Abertura – Falas breves dos organizadores sobre o evento.
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

19h15 – Conferência com a jornalista Laís Monteiro, do site Desabafo Social, com o tema "Por onde andam os negros na comunicação?".
Mediação: Simone Pedro – Dir. Pesquisa/Superintendência da Igualdade Racial/PMCG
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Quarta, 06/06
15h – Minicurso: “A Lei 7.716 e seus impactos na Comunicação: regulação da mídia e combate ao racismo.”
Instrutor: Luís Vicente Tinoco de Miranda (Advogado, especialização em Direito Penal e Processo Penal/Univ. Estácio de Sá)
Local: Sala 210 - UNIFLU

19h – Apresentação de TCC das alunas Bárbara Pereira da Conceição Cabral e Kariny Maia Vianna sobre o Jornal 25 de Março.
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

19h30 – Mesa com o jornalista e professor Orávio de Campos Soares e com a professora Maria Alice de Oliveira Pohlmann, com o tema "Jornal 25 de Março, Imprensa Abolicionista e a Campos Moderna".
Mediação: Jacqueline Deolindo – Coord. Graduação Jornalismo/UNIFLU
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Quinta, 07/06
15h - Minicurso: “Racismo na mídia: Invisibilidade, afirmação de estereótipos e consequências psicológicas na população negra”
Instrutora: Tamillys Lírio (Psicóloga, Pres. da ONG Nação Basquete de Rua)
Local: Sala 210 - UNIFLU

19h - Mesa com as jornalistas Cláudia Eleonora (Record TV) e Valquíria Azevedo (Ururau) e com os jornalistas Éder Souza (Inter TV) e Alfredo Soares (Band FM), com o tema "A questão racial nas redações jornalísticas".
Mediação: Rogério Siqueira – Jornalista/Secretaria de Governo/PMCG
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Sexta, 08/06
15h - Minicurso: “Crítica e Empoderamento na comunicação: letramento negro nas redes sociais”
Instrutora: Ana Paula Almeida (Professora de Literatura e Língua Portuguesa/FAETEC, especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade/IFF Campos)
Local: Sala 210 - UNIFLU

18h às 22h
Projeção Fotográfica da Mostra Periferias
A mostra retrata o cotidiano das comunidades periféricas, num trabalho realizado pelo fotógrafo Wellington Cordeiro.
Local: Prédio do UNIFLU

19h - Conferência com a jornalista Luciana Barreto, apresentadora do Repórter Brasil, da TV Brasil, com o tema "O papel do jornalismo no combate ao racismo".
Mediação: Vitor Menezes – Jornalista- Pres. Associação da Imprensa Campista
Local: Auditório do Campus 1 do Centro Universitário Fluminense (Uniflu).

Sábado, 09/06
16h - Cine Jornalismo AIC
Filme: “Um Grito de Liberdade” (1987) – Dir. Richard Attenborough
Mediação do debate: Rogério Siqueira – Jornalista/Secretaria de Governo/PMCG
Local: Sede da Associação de Imprensa Campista

Domingo, 10/06
9h - Pelada da Imprensa
Partida de futebol aberta aos profissionais da imprensa campista.
Local: ASSETEC - Estrada dos Ceramistas, 13 - Parque Tropical




Contatos para mais informações:
Vitor Menezes - (22) 998356432
Jacqueline Deolindo - (22) 998975664
Lúcia Talabi - (22) 998611959

[Atualizado às 17:10 de 01/06/18]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...