quinta-feira, 27 de março de 2014

Cine Jornalismo AIC a partir deste sábado (29)

A temporada 2014 do Cine Jornalismo será aberta neste sábado (29) com “Afirma Pereira - Páginas da Revolução” (Portugal/Itália/França,1995), sob direção de Roberto Faenza. A escolha do filme tem relação com a passagem dos 50 anos do Golpe Militar de 1964. A exibição acontece na sede da AIC, às 16h, terminando com bate-papo com o jornalista e cineasta, Alexandro Florentino.

A trama se passa em Portugal, em 1938 e gira em torno de Pereira, um jornalista viúvo, católico e acomodado, que trabalha no caderno cultural do Diário Independente, de Lisboa. Sua apatia política é colocada à prova quando contrata um jovem militante para ser seu colaborador. O rapaz faz oposição ao regime ditatorial de Oliveira Salazar.

– A obra trata da atuação de um jornalista da área de cultura em um ambiente autoritário, na época da ditadura de Salazar em Portugal. O filme mostra como ninguém consegue ficar imune ao arbítrio e como o profissional, que inicialmente não se interessava por política, acaba se envolvendo na resistência ao regime – explica o presidente da AIC e idealizador do projeto, Vitor Menezes.

O projeto Cine Jornalismo acontece há seis anos e tem por objetivo, propiciar aos jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados em mídia, uma análise sobre a própria profissão, a partir dos temas que os filmes abordam. A iniciativa já começa a deixar um legado, especialmente na formação dos novos jornalistas, que têm a oportunidade de interagir com colegas da profissão e de conhecer, por meio do cinema, representações acerca da atividade.

As exibições acontecem sempre na sede da AIC (rua Tenente Coronel Cardoso, 460, ao lado da Oi/Telemar), de março a novembro e no último sábado do mês. Todas as sessões são válidas como horas acadêmicas no curso de Jornalismo do Uniflu. Em razão da Copa do Mundo, não foi programada sessão para o mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...