sábado, 27 de junho de 2009

Cine Jornalismo neste sábado na AIC

Dando continuidade ao Cine Jornalismo, a Associação de Imprensa Campista (AIC) exibe hoje o filme ‘O Jornal’, a partir das 16h, com entrada franca. Logo após, haverá um debate mediado pelo jornalista Álvaro Marcos. A proposta do encontro é criar uma data e um local aonde, a pretexto de assistir um filme sobre jornalismo, jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados discutam não necessariamente o filme em si mesmo, mas a própria profissão, a partir dos temas que o filme levanta.

Produzido nos Estados Unidos, em 1994, 'O Jornal' mostra a rotina de The Sun, um tablóide de Nova York, com os problemas pessoais e particulares das pessoas que trabalham neste veículo. Tudo gira em torno de dois brancos assassinados e dois jovens negros que são acusados de terem cometido o crime e a tentativa de alguns repórteres de mostrarem que os jovens acusados são inocentes.

A primeira edição do Cine Jornalismo aconteceu em março deste ano. Desde então, a cada último sábado do mês, uma nova produção é exibida. Em julho, os cinéfilos vão conferir o filme ‘O Informante’ (EUA, 1999), no dia 29. Em agosto, é a vez de ‘Mera Coincidência’ (EUA, 1997). O filme ‘Sob Fogo Cerrado’ (EUA, 1983) é o destaque do mês de setembro.

Já em outubro a mostra contará com ‘Em Defesa da Verdade’ (Inglaterra, 1985). Por fim, em novembro, o público assistirá à ‘Capote’. Todos os filmes propostos sugerem infinitas possibilidades de temas ou associação de temas, como a questão da ética, o cotidiano desgastante da profissão, o desencanto com a atividade, à pressão do poder e da censura. Embora tenha jornalismo como tema, o projeto promete ser palco de calorosos debates acerca do comportamento da mídia; assunto que interessa a todos.

Alicinéia Gama
AIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget