
Um repórter de TV (Dustin Hoffman) está cobrindo uma matéria em um museu quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta, ameaçando a diretora com uma arma. Acidentalmente, o rapaz fere um antigo colega de trabalho e faz reféns. O repórter convence o segurança a conceder uma matéria exclusiva, prometendo persuadir a opinião pública sobre a triste história do guarda desempregado. Mas nem tudo sai como o planejado.
Cine jornalismo – Segundo o vice-presidente da AIC, Vitor Menezes, todos os filmes têm o jornalismo ou o jornalista como protagonistas e não há preconceitos quanto a filmografias ou inclinações estéticas ou ideológicas. “Vamos de clássicos como "Cidadão Kane", utilizado na primeira temporada do projeto, a comédias pastelão de gosto bem duvidoso, como "O Âncora", que vamos exibir este ano”, explica.
O projeto visa discutir o jornalismo a partir do filme, e não necessariamente o filme em si mesmo, como obra de arte, embora isso, naturalmente, não seja proibido. O fundamental é que o filme seja rico nas situações vividas pelo personagem-jornalista para despertar o debate sobre a profissão.
– Apesar do público pequeno, e esperamos que aumente, a experiência tem sido muito boa. Creio que a manutenção de uma data e um local fixos para assistir um filme e conversar sobre jornalismo é uma boa contribuição da AIC para a consolidação de uma cultura profissional para o jornalismo da cidade – finaliza Vitor.
Confira aqui, a programação completa do Cine Jornalismo AIC 2012.