quarta-feira, 28 de março de 2012

'O quarto poder’ na abertura do Cine Jornalismo

Tendo como tônica a manipulação da mídia para favorecer interesses pessoais e em busca de audiência, o filme “O quarto poder” foi o escolhido pela AIC para a abertura da quarta temporada do projeto “Cine Jornalismo”. O filme será exibido neste sábado (31), às 16h, na sede da entidade, seguido de bate-papo com a jornalista Cláudia Eleonora. A entrada é franca.

Um repórter de TV (Dustin Hoffman) está cobrindo uma matéria em um museu quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta, ameaçando a diretora com uma arma. Acidentalmente, o rapaz fere um antigo colega de trabalho e faz reféns. O repórter convence o segurança a conceder uma matéria exclusiva, prometendo persuadir a opinião pública sobre a triste história do guarda desempregado. Mas nem tudo sai como o planejado.

Cine jornalismo – Segundo o vice-presidente da AIC, Vitor Menezes, todos os filmes têm o jornalismo ou o jornalista como protagonistas e não há preconceitos quanto a filmografias ou inclinações estéticas ou ideológicas. “Vamos de clássicos como "Cidadão Kane", utilizado na primeira temporada do projeto, a comédias pastelão de gosto bem duvidoso, como "O Âncora", que vamos exibir este ano”, explica.

O projeto visa discutir o jornalismo a partir do filme, e não necessariamente o filme em si mesmo, como obra de arte, embora isso, naturalmente, não seja proibido. O fundamental é que o filme seja rico nas situações vividas pelo personagem-jornalista para despertar o debate sobre a profissão.

– Apesar do público pequeno, e esperamos que aumente, a experiência tem sido muito boa. Creio que a manutenção de uma data e um local fixos para assistir um filme e conversar sobre jornalismo é uma boa contribuição da AIC para a consolidação de uma cultura profissional para o jornalismo da cidade – finaliza Vitor.

Confira aqui, a programação completa do Cine Jornalismo AIC 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget