domingo, 22 de novembro de 2009

'Capote' no Cine Jornalismo

A Associação de Imprensa Campista (AIC) promove no sábado (28/11), às 16h, a última edição do Cine Jornalismo. O evento tem entrada franca e apresenta o filme americano ‘Capote’ (2005), seguido de bate-papo com o jornalista Gerson Dudus. A trama é ambientada em novembro de 1959, ano em que Truman Capote lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas.
O assunto chama a atenção de Capote, que estava em ascensão nos Estados Unidos e acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Usando como argumento o impacto que o assassinato teve na pequena cidade, Capote convence a revista The New Yorker a lhe dar uma matéria sobre o assunto e, com isso, parte para o Kansas.
Acompanhado por Harper Lee, sua amiga de infância, ele surpreende a sociedade local com sua voz infantil, seus maneirismos femininos e roupas não-convencionais. E ganha a confiança de Alvin Dewey, o agente que lidera a investigação pelo assassinato. Logo depois, os assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, são capturados em Las Vegas e devolvidos ao Kansas, onde são julgados e condenados à morte. Capote os visita na prisão e nota que o artigo da revista que havia imaginado rendia material suficiente para um livro, que poderia revolucionar a literatura moderna.

O projeto – Já está na hora de elaborar a programação da temporada 2010 do Cine Jornalismo AIC, que vai de março a novembro, com um filme por mês - sempre no último sábado, às 16h, na sede da entidade. Aproveite este espaço para sugerir títulos. Os filmes devem ter como trama central a atividade jornalística, possibilitando debates sobre esta atividade profissional. Contamos com sua colaboração!

Cine Jornalismo
Capote (EUA, 2005)
28/11 – 16h
Comentador: Gerson Dudus
Local: AIC (R. Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro, Campos)
Entrada franca

APOIO:
IFF - Instituto Federal Fluminense
Curso de Comunicação Social do Uniflu-Fafic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...