sábado, 26 de setembro de 2009

Gravada a primeira edição do Memória AIC

Foto: Armando Pereira
Durante gravação da primeira edição do Projeto Memória AIC, na noite de ontem, o jornalista Herbson Freitas (foto) contou histórias da imprensa campista e da associação, que completou 80 anos no último mês de junho e o teve como presidente por sete gestões, de 1977 a 1979 e de 1995 a 2007.

Entre os “causos” contados por Freitas está um do Capitão Julião Nogueira, que foi dono do jornal A Cidade em sua fase áurea. Procurado por um comerciante para fazer um anúncio na capa, Nogueira deu um preço que o empresário considerou alto. Deu um desconto, e ainda assim manteve-se a insatisfação.

Foi então que, espreguiçando-se na cadeira, o dono do jornal, com jeito condescendente, perguntou ao comerciante quanto ele, então, gostaria de pagar pelo anúncio, que dizia respeito a uma grande liquidação em sua loja. O empresário disse um valor baixo, mas Nogueira concordou.

No dia seguinte, o comerciante, que era assinante do jornal, recebeu a publicação em sua casa e ficou contente com o resultado. Lá estava o seu belo anúncio no rodapé da capa.

Na rua, no entanto, ao perguntar às pessoas se haviam visto o anúncio no jornal, nada. Ninguém tinha visto. Foi até à banca e constatou que os exemplares distribuídos não tinham a sua propaganda.

Furioso, foi tomar satisfações com Nogueira. Este, com a maior tranquilidade do mundo, tripudiou sobre o comerciante:

- Pelo preço que você me ofereceu, só deu para colocar o anúncio no seu exemplar.

O projeto

A proposta do Projeto Memória AIC é formar um acervo de depoimentos de jornalistas veteranos. As gravações ficarão guardadas na sede da associação. Uma versão editada vai ao ar pela UNI-TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...