segunda-feira, 23 de março de 2015

Cine Jornalismo AIC a partir deste sábado (28)

O assassinato brutal do jornalista Tim Lopes, ocorrido há 13 anos, será lembrado neste sábado (28) na Associação de Imprensa Campista (AIC), na abertura do Cine Jornalismo 2015, que vai levar ao ar o longa “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo”. Como o de costume, após a exibição, haverá um bate-papo entre o público, mediado pelo presidente da AIC, Vitor Menezes.

Sob direção de Guilherme Azevedo e com roteiro de Bruno Quintella (filho de Tim), a produção recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no San Diego Black Film Festival, além de vencer a categoria melhor documentário no Festival do Rio. "Histórias de Arcanjo" narra a trajetória do jornalista, morto por traficantes em 2002, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, quando investigava o abuso de menores em bailes funk.
Esta é a sétima temporada do Cine Jornalismo e, pela primeira vez, alguns clássicos serão exibidos novamente – uma oportunidade para as novas gerações de estudantes de jornalismo. É o caso de "A Montanha dos 7 Abutres" (EUA, 1951), "A Primeira Página" (EUA, 1974) e "Cidadão Kane" (EUA, 1941), por exemplo. Filmes recentes também estarão em cena: "O Mercado de Notícias" (Brasil, 2014) e "O Mensageiro" (EUA, 2014).

Com exceção de maio, setembro e outubro, as sessões acontecerão sempre no último sábado do mês, às 16h. Em maio, a sessão será excepcionalmente numa noite de quinta-feira (22), no Uniflu, dentro da programação da 25ª Semana da Imprensa. E em setembro e outubro serão nos terceiros sábados do mês, antecipados em razão de feriados nos finais de semana seguintes.
– Embora o público principal do Cine Jornalismo AIC seja formado por jornalistas e estudantes de jornalismo, as sessões são abertas a todos os interessados no debate sobre o papel da imprensa, a ética jornalística e os impactos da comunicação social – destaca Vitor Menezes, lembrando que o acesso é gratuito. Para estudantes de jornalismo do Uniflu, a frequência é válida como horas acadêmicas.

Programação completa

28 de Março

Filme: Tim Lopes – Histórias de Arcanjo (Brasil, 2013)

Comentador: Vitor Menezes

Hora: 16h

Local: AIC
25 de Abril

Filme: A Montanha dos 7 Abutres (EUA, 1951)

Comentador: Alexandro Florentino

Hora: 16h

Local: AIC


28 de Maio (Quinta-feira) - Mesa especial na 25ª Semana da Imprensa

Filme: O Mercado de Notícias (Brasil, 2014)

Comentadores: Professores do curso de Jornalismo do Uniflu – Orávio de Campos Soares, Julio Tinoco, Jaqueline Deolindo, Evandro Duarte, Alexandro Florentino e Vitor Menezes.

Hora: 19h

Local: Auditório do Uniflu – Campus I
27 de Junho

Filme: A Primeira Página (EUA, 1974)

Comentador: Rafael Vargas

Hora: 16h

Local: AIC


25 de Julho

Filme: Doces Poderes (Brasil, 1996)

Comentadora: Talita Barros

Hora:16h

Local: AIC


29 de Agosto

Filme: Boa Noite e Boa Sorte (EUA, 2005)

Comentadora: Cláudia Eleonora

Hora: 16h

Local: AIC


19 de Setembro

Filme: Todos os homens do presidente (EUA, 1976)

Comentadora: Lohaynne Gregório

Hora: 16h

Local: AIC


24 de Outubro

Filme: Cidadão Kane (EUA, 1941)

Comentadora: Gisele Borba

Hora: 16h

Local: AIC


28 de Novembro

Filme: O Mensageiro (EUA, 2014)

Comentador: Ricardo André Vasconcelos

Hora: 16h

Local: AIC


terça-feira, 3 de março de 2015

AIC se solidariza a cinegrafista agredido

A Associação de Imprensa Campista se solidariza ao cinegrafista Carlos Eduardo Gomes, da 3ª Via TV, que foi agredido hoje (03) por um segurança na sede da Secretaria de Saúde do Município de Campos dos Goytacazes.

O profissional acompanhava a jornalista Roberta Barcelos na apuração de uma matéria sobre o recadastramento de pacientes diabéticos que fazem uso de medicamentos fornecidos pela Prefeitura.

De acordo com o veículo de comunicação, “o cinegrafista foi impedido com um empurrão de entrar na recepção da Secretaria”. Os profissionais registraram denúncia sobre o caso na 134ª Delegacia de Polícia de Campos.

A Associação de Imprensa Campista acompanhará o andamento da apuração da denúncia e manifesta extrema preocupação com o impedimento do exercício da atividade da imprensa, especialmente em tema de notória relevância pública.



Diretoria da Associação de Imprensa Campista (AIC)

Campos dos Goytacazes, 03 de Março de 2015

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...