domingo, 26 de julho de 2009

Nota pública

Entidades em defesa do jornalismo

As entidades e instituições que assinam esta nota pública manifestam conjuntamente apoio às iniciativas na Câmara dos Deputados Federais e no Senado Federal que buscam, por meio de Projeto de Emenda Constitucional (PEC), restabelecer a formação superior em jornalismo como pré-requisito obrigatório para o exercício da profissão.

Nos últimos quarenta anos, em que esteve em vigor antes de ser inconsequentemente derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, a obrigatoriedade do diploma de jornalismo estimulou a qualificação dos vocacionados para a área e promoveu inegável melhoria na imprensa e nas áreas afins ao jornalismo, como assessorias de comunicação e ensino nos cursos de comunicação.

A suspensão da exigência da formação superior em jornalismo, especialmente nas cidades do interior do país, promove ainda mais precarização das relações de trabalho para jornalistas e reduz a possibilidade de que a categoria tenha condições de manter-se vigilante, dentro e fora das empresas jornalísticas, na defesa do exercício ético da profissão.

A esta altura do debate, em que parece estar suficientemente claro que a premissa do ministro Gilmar Mendes para a extinção da exigência do diploma, por ele caracterizada como obstáculo à liberdade de expressão, não se sustenta, as entidades e instituições abaixo se unem aos cerca de 80 mil jornalistas brasileiros na luta pela reversão deste lamentável quadro e em defesa desta profissão indispensável para a democracia.


Campos dos Goytacazes, 26 de julho de 2009


Curso de Comunicação do UNIFLU-FAFIC

Associação de Imprensa Campista


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro



[Nota publicada hoje em jornais campistas pelo Uniflu-Fafic]

sábado, 25 de julho de 2009

AIC no DMais

Abração para o pessoal do Caderno DMais, do Diário, que dedicou a capa do caderno hoje à edição de julho do Cine Jornalismo AIC. A sessão acontece daqui a pouco, às 16h, na sede da entidade (Rua Formosa, 460, ao lado da OI/Telemar).

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cine Jornalismo neste sábado na AIC

Com sete indicações ao Oscar, o filme ‘O Informante’ (EUA-1999) será exibido neste sábado (25), no Cine Jornalismo da AIC (Associação de Imprensa Campista), às 16h. Russell Crowe e Al Pacino dão vida ao drama, baseado em fatos reais, ocorridos entre a indústria de tabaco americana e um de seus executivos. Logo após, haverá um debate mediado pelo jornalista Vitor Menezes. O evento tem entrada franca e a AIC fica na Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro, Campos.

Sob direção de Michael Mann, o longa se passa em 1994. Um ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica.

Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, ‘O Informante’ narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

AIC

A proposta do projeto é criar uma data e um local onde, a pretexto de assistir a um filme sobre jornalismo, jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados discutam não necessariamente o filme em si mesmo, mas a própria profissão, a partir dos temas que o filme levanta.

O Cine Jornalismo acontece mensalmente, sempre no último sábado. Em agosto, será exibido ‘Mera Coincidência’ (EUA, 1997). Todas as películas propostas sugerem infinitas possibilidades de temas ou associação de temas, como a questão da ética, o cotidiano desgastante da profissão, o desencanto com a atividade, à pressão do poder e da censura.

Filme O Informante
Dia 25/07, às 16h
Local: Associação de Imprensa Campista
End.: Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro
Entrada franca

Alicinéia Gama
Associação de Imprensa Campista

terça-feira, 21 de julho de 2009

Monitor recomenda blog da AIC

Abração para o pessoal da redação do Monitor Campista, que colocou este blog hoje na sua seção "recomenda" e, ontem, deu a dica para a próxima edição do Cine Jornalismo AIC, no sábado, 25.

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...