sábado, 27 de junho de 2009

Cine Jornalismo neste sábado na AIC

Dando continuidade ao Cine Jornalismo, a Associação de Imprensa Campista (AIC) exibe hoje o filme ‘O Jornal’, a partir das 16h, com entrada franca. Logo após, haverá um debate mediado pelo jornalista Álvaro Marcos. A proposta do encontro é criar uma data e um local aonde, a pretexto de assistir um filme sobre jornalismo, jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados discutam não necessariamente o filme em si mesmo, mas a própria profissão, a partir dos temas que o filme levanta.

Produzido nos Estados Unidos, em 1994, 'O Jornal' mostra a rotina de The Sun, um tablóide de Nova York, com os problemas pessoais e particulares das pessoas que trabalham neste veículo. Tudo gira em torno de dois brancos assassinados e dois jovens negros que são acusados de terem cometido o crime e a tentativa de alguns repórteres de mostrarem que os jovens acusados são inocentes.

A primeira edição do Cine Jornalismo aconteceu em março deste ano. Desde então, a cada último sábado do mês, uma nova produção é exibida. Em julho, os cinéfilos vão conferir o filme ‘O Informante’ (EUA, 1999), no dia 29. Em agosto, é a vez de ‘Mera Coincidência’ (EUA, 1997). O filme ‘Sob Fogo Cerrado’ (EUA, 1983) é o destaque do mês de setembro.

Já em outubro a mostra contará com ‘Em Defesa da Verdade’ (Inglaterra, 1985). Por fim, em novembro, o público assistirá à ‘Capote’. Todos os filmes propostos sugerem infinitas possibilidades de temas ou associação de temas, como a questão da ética, o cotidiano desgastante da profissão, o desencanto com a atividade, à pressão do poder e da censura. Embora tenha jornalismo como tema, o projeto promete ser palco de calorosos debates acerca do comportamento da mídia; assunto que interessa a todos.

Alicinéia Gama
AIC

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Neste sábado tem Cine Jornalismo AIC

Neste sábado, 27, é dia de Cine Jornalismo AIC, com o filme O Jornal e comentários do jornalista Álvaro Marcos. O Cine Jornalismo acontece de março a novembro, sempre às 16h do último sábado do mês, na Associação de Imprensa Campista (Formosa, 460). A programação completa de 2009 está aqui.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

AIC comemora 80 anos com eleições e show de Lene

Sábado, 20 de junho, será um dia duplamente importante para a Associação de Imprensa Campista (AIC). Além de realizar eleições para a diretoria, a instituição comemora seus 80 anos.

A votação acontece das 8h às 18h, na sede da AIC, no Centro. Concorre uma única chapa, encabeçada pelo jornalista Orávio de Campos Soares, que é o atual presidente da entidade. Na composição há ainda Vitor Menezes (vice), Paulo Thomaz (Diretor Administrativo/Financeiro), Wellington Cordeiro (Diretor de Cultura), Alexandro Florentino (Diretor de Formação), Alicinéia Gama (Diretora de Comunicação) e Wilson Renato Heidenfelder (Diretor de Relacionamento Estudantil).

Na Suplência estão Herbson Freitas, Fernando da Silveira, Antônio Fernando Nunes, César Ferreira e Patrícia Bueno. A apuração dos votos e a proclamação da chapa vencedora acontecerão logo após a eleição, às 19h.

A parte festiva contará com uma edição especial do projeto Noite do Vinil e um show acústico com a sambista Lene Moraes e convidados. A noite terá ainda o lançamento da assinatura visual dos 80 anos e venda de camisas alusivas à data. Durante a festa, serão comercializados cerveja e aperitivos. A a renda será revertida para as obras de manutenção do prédio.

Mais informações podem ser acessadas no blog da AIC: http://www.associacaodeimprensa.blogspot.com ou por telefone: (22) 2722-7372 (horário de 13h às 17h).

RELEASE AIC - 15.06.2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

Orávio e suas "informações especiais"

Foto: Wellington Cordeiro

Jornalista e professor Orávio de Campos Soares, presidente da AIC e secretário municipal de Cultura, durante bate-papo com jornalistas no Cine Jornalismo AIC, no útimo sábado, após exibição de "Todos os homens do presidente". Na convesa, histórias do tempo da Ditadura (como a do dia em que foi preso por ter publicado, em A Cidade, notícia sobre Dom Helder proibida pela Polícia) e considerações sobre o jornalismo contemporâneo. Para Orávio, uma investigação como a do caso Nixon não parece ser mais viável nas atuais redações.

Debate com os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes

  Com o apoio da Associação de Imprensa Campista, acontece hoje um debate promovido pelo Jornal Terceira Via, com os candidatos a prefeito d...